"Estou sempre a fazer aquilo que não sou capaz, numa tentativa de aprender como fazê-lo!"
Pablo Picasso


segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

De volta ao Chafariz de Entrecampos

Já não é a primeira vez que o desenho e certamente não será a última, pelo menos enquanto o desenho não me deixar suficientemente satisfeito, ou até mesmo nada satisfeito como o desenho de hoje feito à pressa e horrivelmente disforme.

Há uma história que conto às minhas filhas em torno deste chafariz construído em 1851.
Existem dois palácios representados no painel de azulejos que o decora. Os azulejos não são originais, mas atestam a seguinte história:

Há um palácio não muito distante deste chafariz, a sudeste. À distancia de uma caminhada de 10 minutos encontramos aquele que é hoje o palácio das Galveias. Originalmente era a casa de campo do marquês de Távora, mas graças ao atentado contra D. José I em que apenas a suspeita levou à execução de praticamente toda a família, este palácio foi confiscado em 1759, assim como todos os bens dos Távoras para em 1801 ser adquirido pelo quinto conde de Galveias que lhe conferiu o nome actual. 
No lado oposto, em direcção a Noroeste, existe ainda outro palácio conhecido também pelo nome do seu último proprietário: O Palácio da Pimenta. Contudo a sua origem não é menos recambolesca que o palácio anterior. De facto originalmente era conhecido como a casa da Madre Paula, freira em "full-time" no Mosteiro de S. Dinis em Odivelas e amante em "part-time" do rei D. João V, com quem teve um filho, situação que viria a inverter a disponibilidade da religiosa, deixando o convento e passando a viver nesta casa construída por ordem do rei em meados do Século XVIII. 

É certo também que em Português vernacular (e ainda actualmente em alguma zonas) se usa a expressão "campo" para expressar "espaço" ou "distância".

Assim e tirando a história destes dois palácios, resta dizer que entre eles, a distâncias desiguais, está este chafariz.
Do chafariz até ao Palácio das Galveias, o "campo" é pequeno.
Do Chafariz até ao Palácio da Pimenta, o "campo" é grande
O Chafariz fica "entre campos"



Sem comentários:

Enviar um comentário